Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

DOENÇAS EXERCÍCIOS FÍSICOS

4 Razões Sobre Dor na Coluna Lombar

Embora a dor na coluna lombar possa ser devido a má postura ou movimento inadequado, quando dor se prolonga por muito tempo, é importante consultar com um especialista para descartar problemas graves.

É surpreendente que uma das queixas mais comuns entre a população é a dor na coluna lombar. Poderíamos dizer que quase 90% sofrem em algum momento do dia. Má postura na cadeira, por exemplo, conduz a dor que podem ser oportuna e desaparecem depois de algumas horas ou, pelo contrário, permanecem como uma dor crônica e é importante saber a causa.dor na coluna lombar

1. Dor e tensão muscular – Esta é sem dúvida a causa mais comum e afeta, como regra, a população mais jovem entre 30 e 60 anos. É quando são mais ativos e, por consequência, maior é o risco de sofrer uma tensão muscular.

A tensão muscular ocorre devido à má postura durante várias horas ou carregar objeto pesado. Lembre-se que o caminho certo para pegar alguma coisa é dobrar os joelhos, de modo a harmonizar-se com a subida sempre em linha reta. Assim, você evita o desconforto da dor na coluna lombar.

Sintomas da tensão muscular:

  • Dificuldade em ficar de pé ou caminhar.
  • Dor da virilha para as nádegas e irradiando para trás dos músculos.
  • A dor é centrada na parte inferior das costas como um “prato quente” que dói mesmo ao toque.
  • Normalmente, a tensão muscular desaparece com alguns dias de descanso ou com uma massagem.

2. Dor ciática –  Hérnia de disco, a causa mais comum de dor ciática na coluna lombar. No entanto, neste caso, o problema começa na parte inferior das costas e as nádegas irradia para as pernas.

Os sintomas da dor ciática são:

  • Dormência e queimação na parte de trás para a perna.
  • É uma dor constante que dificulta o movimento.
  • A dor é mais intensa quando força caminhar.

Basta ter em mente que o nervo ciático é o maior nervo do corpo e tem muitas terminações que saem da coluna vertebral. Portanto a dor pode ser muito difusa, limitando os movimentos. Problemas de dor ciática aparecem depois dos 50 anos e, geralmente funciona bem, sem tratamento cirúrgico.

3. Artrite vertebral ou espondiloartrite – Embora muitos pensam que o problema da osteoartrite está associada com a idade avançada, há casos em que esta doença tem seu início entre 30 e 40 anos, especialmente entre as mulheres.

Espondiloartrose é a degeneração do núcleo pulposo do disco intervertebral. Perde espessura e densidade. Se os discos da coluna vertebral são mantidos com consistência espessa e gelatinosa, o movimento é harmônico e indolor. No entanto, às vezes, os discos se desgastam, reduzindo assim sua capacidade de suportar as vértebras e, com a degeneração do disco a dor aparece.

De acordo com dados médicos, quase 47% dos adultos entre 35 e 50 anos tem a degeneração do disco, daí ocasiona a dor na coluna lombar. Vale a pena conhecer o que determina o aparecimento deste problema comum:

É importante manter um peso saudável e um estilo de vida ativa.

Carga excessiva pode acelerar o processo degenerativo.

Você fuma? Bem, então você deve saber que fumar acelera a degeneração do disco. Por isso, seria conveniente deixar este hábito perigoso.

A degeneração do disco tem um peso elevado com a genética. Quase 60% das pessoas que sofrem com esse problema tem herdado de seus pais.

Cuidado com o tipo de trabalho que exerce. Carga com excesso de peso ao longo do dia, acelera a degeneração. É importante todo o cuidado com a sobrecarga na coluna para evitar problemas nas costas.

4. Infecção – Uma das possíveis causas da lombalgia está associada a infecção num órgão localizado na pélvis. É algo que muitos não sabem, porque é mais comum associar dor lombar a qualquer doença relacionada com a coluna vertebral, músculos, nervos ou outras estruturas na região das costas.dor lombarAgora, algo que muitas vezes esquecemos é que, às vezes, a queimação intensa na região lombar decorre de problema ginecológico ou renal. A dor na parte inferior das costas pode ser devida a uma infecção do rim ou pedra nos rins e cistos ovarianos ou endometriose também apresentam dor na coluna lombarVeja Também! Dicas e Exercícios para Aliviar Dor nas Costas

Como você pode ver, este desconforto pode ter muitas origens. Se é um ponto de dor que desaparece dentro de horas ou dias, provavelmente é devido à má postura. No entanto, se a dor é crônica e impede que você seja capaz de levar uma vida normal, por favor, vá ao seu médico. É sempre importante descobrir a causa dessa dor, pois, sua saúde é muito importante.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: