Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

DOENÇAS

Herpes, Causas e Tratamentos

É um vírus que causa infecções na pele e membranas mucosas. A família dos herpes é grande e engloba outros vírus, como os causadores da varicela (catapora). O melhor tratamento é tomar comprimidos de aciclovir, que amenizam ardência e o inchaço das bolhas.herpes bucal

A doença se inicia com a penetração do vírus nas células vulneráveis da pele, onde tenta se multiplicar. Na maioria das pessoas, o vírus nunca acusa sintomas, mesmo após a contaminação.

Contudo, se a multiplicação destruir as células da pele, vão surgir sintomas da doença na forma de inflamação e de bolhas cheias de líquido, que secam e desaparecem sem cicatrizes. Após o quadro inicial, o vírus sai da pele para se alojar nos nervos, onde persiste. Neste momento, a infecção não é aparente.

A fase de latência não apresenta sintomas e o vírus não é transmissível, fica “escondido” nas células dos nervos. Há uma fase de liberação viral, no entanto, na qual o vírus não causa desconfortos, porém se multiplica, sendo transmissível.

Existe mais de um tipo de vírus?

Sim. A pessoa pode se infectar por apenas um ou pelos dois tipos. Geralmente, o tipo HSV-1 infecta a cavidade oral e não é transmitido sexualmente, enquanto o HSV-2 ataca a região genital e é transmitido sexualmente.

Existe vários fatores para o reaparecimento da doença que estão envolvidos, como a exposição solar, o vento, traumas locais, menstruação, supressão do sistema imunológico e estresse emocional. O intervalo entre as recorrências pode ser de dias, semanas, meses ou anos. Porém, para a maioria das pessoas, eles são mais frequentes no primeiro ano.herpes na bocaO herpes oral se transmite através da saliva, do contato direto e até por gotículas na respiração. A infecção ocorre, principalmente, na idade pré- escolar. A pomada de Aciclovir é usada na parte externa para curar a inflamação.

Já o herpes genital é transmitido pela relação sexual. E, pessoas com múltiplos parceiros têm maior risco. Sempre que lesões genitais estiverem presentes, deve-se fazer abstinência sexual e usar preservativo, mesmo que não esteja com lesões ativas.

O herpes genital em atividade aumenta em quatro vezes o risco de se transmitir ou contrair o vírus da aids.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: