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Os 11 Alimentos que Ajudam Melhorar o Sono

Uma boa noite de sono, ajuda a manter a mente feliz, o cérebro ativo, sistema imunológico forte, a pele mais jovem e diminui o risco de pressão alta ou doenças do coração.

Uma alimentação saudável, aliada a exercícios e disciplina no horário para dormir, é uma maneira de driblar a insônia. Há alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono.

Entretanto, há também os alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados próximo ao horário de dormir, como chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca.Os 11 Alimentos que Ajudam Melhorar o Sono

Se você tem dificuldades para pegar no sono, saiba que com algumas mudanças na sua alimentação podem ajudar melhorar o seu sono. Então, veja os alimentos que proporcionam ótimos benefícios para o sono!

1. Banana: Rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor, acalma e diminui a atividade cerebral intensa, e assim favorece o sono.

2. Leite: Beber um copo de leite antes de ir para a cama ajuda dormir melhor. O leite é rico em triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, um neurotransmissor que, quando há uma diminuição causam irritabilidade, hipersensibilidade e alterações do sono. Tome leite morno com mel antes de dormir. O mel melhora o sono de pessoas com gripe e tosse.

3. Semente de gergelim: Estas sementes não são apenas benéficas para aliviar o estresse, mas, ajuda livrar-se de sentimentos depressivos e dormir melhor.

4. Aveia: A aveia é rica em carboidratos complexos que desempenham um papel fundamental na produção da serotonina, um hormônio que contribui para o sono e age como relaxante natural.

5. Arroz integral: O arroz integral é rico em hormônio do sono, a melatonina, então, o consumo desse cereal é muito importante, quando se trata da insônia.

6. Linhaça: Fonte de ômega-3 que ajuda a melhorar o humor, ansiedade, irritabilidade e depressão, além de melhorar a qualidade do sono.

7. Salmão: Rico em vitamina B6, que é necessária para produzir a melatonina, hormônio responsável por regular o sono. O salmão contém triptofano, uma substância com um efeito sedativo que nos ajuda a dormir melhor e sem interrupções.

8. Maracujá: As folhas da planta do maracujá possuem flavonoides e alcaloides, substancias que atuam como tranquilizantes, relaxantes musculares e analgésicos, agindo no sistema nervoso central. Sendo assim, as folhas do maracujá podem ajudar combater a depressão, ansiedade e os distúrbios do sono.

O chá das folhas de maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela.

9. Couve: Fonte de magnésio, melhora o relaxamento muscular e ajuda melhorar sono.

10. Mel: O mel facilita a entrada do triptofano no cérebro, um aminoácido que regula o sono e melhora o humor, assim, proporciona uma boa noite de sono.

11. Amêndoa: A amêndoa é ótima para a saúde do coração, pois é fonte de gorduras boas como o ômega 3. O ômega 3 tem papel fundamental para quem sofre de insônia pois ajuda a regular a atividade dos neurotransmissores, promovendo um sono tranquilo.

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