Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS DICAS RÁPIDAS DIETA DOENÇAS

Os 9 Sinais e Sintomas da Deficiência de Ferro

O ferro é um mineral muito importante em várias funções do corpo. É comumente conhecido por ajudar a produção de hemoglobina, uma proteína que ajuda as células vermelhas do sangue fornecer oxigênio para todo o corpo. Também atua como um meio de transporte para os elétrons viajarem dentro das células e é necessário para
muitas enzimas funcionarem normalmente.os 9 sinais e sintomas de deficiencia de ferro

Manter um nível saudável de ferro em seu corpo é importante, mas a deficiência de ferro é a carência nutricional mais comum no mundo. Se não for controlada, pode levar a anemia por deficiência de ferro.

Algumas das causas mais comuns da deficiência de ferro em adultos são a ingestão inadequada de ferro através de dieta, perda crônica de sangue, aumento da necessidade de ferro pelo organismo, como durante a gravidez e uma incapacidade de absorver o ferro adequadamente.

Mulheres em idade fértil estão em maior risco, principalmente devido à perda de sangue durante a menstruação. De acordo com estudos, as mulheres em idade fértil tem anemia por deficiência de ferro.

Recomenda-se uma dose diária de ferro para as mulheres entre 19 a 50 anos de idade de 18 miligramas (mg). Durante a gravidez, as mulheres devem consumir 27 mg de ferro por dia. Por outro lado, a ingestão diária recomendada de ferro para o homens é de cerca de 8 mg.

A deficiência de ferro pode afetar o seu corpo de muitas maneiras. É importante está atento aos seus sinais e sintomas, para que sejam tomado os cuidados necessários imediatamente.

1. Fadiga e cansaço: A fadiga e o cansaço são comuns em pessoas que tem um nível baixo de ferro. O ferro é importante para a manutenção dos níveis de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. A falta de oxigênio no organismo provoca fadiga e cansaço constante.sintomas da deficiencia de ferro2. Falta de Ar: Devido ao baixo nível de ferro, menos oxigênio atinge as diferentes partes do seu corpo. Quando o nível de oxigênio do corpo é baixa, irá causar a falta de ar. Esta falta de ar ocorre quando você executa suas atividades diárias, como subir escadas, uma pequena caminhada ou até mesmo carregar pequenos objetos.

A falta de ar pode ser leve, moderada ou grave e a respiração, muitas vezes retorna ao normal após um período de descanso. Também, pode ser devido a uma infecção respiratória, bronquite crônica, doença cardíaca e alergias. Portanto, todos os cuidados são necessários!

3. Pele pálida: Outro sinal comum associado com deficiência de ferro é a pele pálida ou uma aparência desbotada. Ocorre devido a um nível baixo de ferro, pois o seu corpo é incapaz de fabricar hemoglobina suficiente . É a hemoglobina, que dá cor vermelha ao seu sangue e a cor rosada à sua pele.

À medida que a deficiência de ferro piora, sua pele começa a perder sua cor normal e torna-se pálida. Este sinal é mais predominante em pessoas que tem um tom de pele mais clara. Independentemente do tom de pele, um nível baixo de ferro faz com que o interior de seus lábios, suas gengivas e interior das pálpebras inferiores fiquem menos vermelho como de costume.

4. Unhas quebradiças: Se suas unhas estiverem frágil e quebradiças, podem ser um possível sinal de deficiência de ferro. Juntamente com as unhas quebradiças, uma depressão côncava ou em forma de colher nas unhas podem indicar um nível insuficiente de ferro no corpo.

5. Perda de cabelo: Há muitas causas possíveis para a perda de cabelo e a deficiência de ferro é um deles. A deficiência de ferro pode ser um fator no desenvolvimento ou agravamento da perda de cabelo nas mulheres, especialmente, na pré-menopausa.

6. O aumento da sensibilidade ao frio: Se você anda à procura de um casaco ou cobertor, mesmo em condições climáticas agradáveis, pode ser o nível baixo do sangue. O ferro ajuda as células vermelhas do sangue transportar oxigênio por todo o corpo, que por sua vez traz calor e outros nutrientes para todas as células do seu sistema.

Sem ferro suficiente, as células vermelhas do sangue não podem fazer o seu trabalho da maneira correta. Isto leva a um aumento da sensibilidade ao frio. Além disso, este mineral é fundamental para o bom funcionamento da glândula tireoide, que ajuda a regular a temperatura do corpo. Quando a glândula tireoide não funciona normalmente, provoca intolerância ao frio, fazendo você sentir frio mesmo em um ambiente quente.dor de cabeça e deficiencia de ferro7. Dores de cabeça freqüente: Dor de cabeça frequente pode ser causada por uma deficiência de ferro. Um corpo com deficiência de ferro impede que o oxigênio chegue adequado ao cérebro. Isto resulta no inchaço das artérias do cérebro, o que provoca dores de cabeça.

8. Depressão: A manutenção de um nível de ferro adequado no corpo é importante para a saúde mental e emocional. Um efeito possível de um nível baixo de ferro é a falta de oxigênio no cérebro, o que pode levar ao desenvolvimento de problemas psicológicos, incluindo a depressão.

A deficiência de ferro pode não ser a única razão da depressão. Também, pode causar outros sintomas semelhantes da depressão, como falta de apetite, irritabilidade, fadiga e alterações de humor. Por isso, é melhor sempre consultar um médico.

9. Síndrome das pernas inquietas: Se você não consegue parar de mexer as pernas enquanto tenta dormir e isso dificulta sua qualidade de sono, então, você provavelmente tem síndrome das pernas inquietas. As pessoas que têm deficiência de ferro nas células são mais propensas a sofrer de síndrome das pernas inquietas.

Pessoas que sofrem de síndrome das pernas inquietas podem melhorar dos sintomas após a suplementação de ferro. Dicas para prevenir a deficiência de ferro:

Escolha pães e cereais matinais fortificados com ferro.

Certifique-se de comer alimentos ricos em vitamina C, como pimentão, morango e brócolis, para aumentar a absorção de ferro.

Evitar o excesso de chá e café, especialmente, antes da refeição, pois pode interferir na absorção de ferro.

Tomar suplementos de ferro, mas, sempre com orientação médica. Os suplementos de ferro podem causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, desconforto digestivo e fezes de cor escura. Portanto, o indicado é ir ao médico para uma avaliação.como tratar deficiencia de ferroComa alimentos ricos em ferro, como carne, fígado, feijão, cereais fortificados, o suco de romã, beterraba e folhas verdes escuras, como espinafre.

Evitar a ingestão de ferro em quantidades elevadas. Ele pode danificar os órgãos internos e aumentar o risco de diabetes, arritmias cardíacas e câncer de fígado, principalmente em pessoas idosas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: