Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS CHÁ DOENÇAS RECEITAS CASEIRA REMÉDIOS NATURAIS

Os Benefícios da Erva Cidreira

Todo mundo já ouviu falar, pelo menos uma vez na vida, que para ajudar a acalmar não existe nada melhor do que chá de erva-cidreira. Mas, este não é o único benefício da erva para o organismo de uma forma geral.

Com o nome científico de Melissa oficinalis, a planta é nativa da Europa meridional e parente da família da menta e da hortelã (Lamiaceae). Suas folhas são semelhantes às da hortelã, possuem uma coloração branca ou levemente rosada e têm um cheiro semelhante ao do limão.os beneficios da erva cidreira

A erva-cidreira é altamente indicada para tratamentos fitoterápicos, ou seja, aquele tipo de tratamento que leva em consideração os nutrientes das plantas e como elas podem ser utilizadas para ajudar na cura de doenças.

No caso específico da erva-cidreira, os benefícios estão relacionados para o combate na retenção de líquidos, alivia dores de cabeça, combate os gases, previne distúrbios digestivos, alivia cólicas menstruais e intestinais, previne distúrbios renais, alivia a tosse, promove o bem-estar, tranquilidade e, é claro, é uma excelente aliada na luta contra a insônia, já que ajuda a melhorar a qualidade do sono. Também tem propriedades expectorantes e pode ajudar a combater o catarro quando associada ao limão.

A erva-cidreira é uma das grandes aliadas da saúde feminina, já que ajuda a regular menstruações, alivia cólicas e também oferece um efeito tônico ao útero. É conhecida por ajudar a acalmar, pois possui propriedades sedativas, que ajudam a combater o nervosismo, o estresse e até mesmo a insônia.

Vale destacar que, apesar de ser utilizada em um chá e não aparentar causar mal nenhum, existem contraindicações. Pessoas que tomam medicamentos para tireoide não devem ingerir o chá, pois a erva-cidreira pode inibir a absorção do remédio pelo organismo. Além disso, muitas pessoas podem apresentar reações alérgicas à erva. Então, o ideal é sempre buscar uma avaliação médica, para ter certeza de que não existe nenhuma contraindicação.

Além de ser uma ótima opção para ingerir, a erva-cidreira também pode ser utilizada de outras formas, já que possui uma lista extensa de propriedades extremamente favoráveis: É adstringente e, portanto, contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas.

É anti-inflamatório e ajuda a inibir a ação dos glóbulos brancos, diminuindo inchaços, vermelhidão e dores do machucado; é analgésica e ajuda a aliviar dores; pode agir como um cicatrizante e também ser antimicrobiana, evitando o crescimento de microrganismos dentro do corpo, além de evitar a proliferação daqueles que já estão presentes na pele e mucosas.

Por ser tão rica em nutrientes, pode ser utilizada em diversas receitas para a alimentação, mas, também é indicada como uma espécie de cosmético ou tônico, ajudando a combater a celulite, renovar a pele cansada, ajuda no tratamento da acne e até mesmo deixa os cabelos mais brilhantes, quando aplicado nos fios. Além disso, também pode ser utilizada na indústria, como um óleo essencial, bronzeadores ou mesmo como repelente.

Que tal finalizar a noite com um chá de erva-cidreira bem quentinho e repleto de nutrientes positivos para o organismo?os beneficios do cha de erva cidreiaConfira uma receita super simples desse chá poderoso:

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de folhas de erva-cidreira

1 xícara de água

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione as folhas de erva-cidreira. Cubra o recipiente com uma tampa ou pano de copa limpo e deixe a mistura repousar por alguns minutos.

Dica: O ideal é consumir o chá sem açúcar, mas, para os que preferirem, adicione uma colher (café) de açúcar ou adoçante e consuma o chá ainda quentinho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: