Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS DOENÇAS

Os Benefícios da Semente de Gergelim

Entre os muitos benefícios da semente de gergelim incluem os níveis de gorduras insaturadas que, nos ajudam a manter os níveis de colesterol baixo.

A sementes de gergelim proporcionam grandes benefícios nutricionais, tais como gorduras saudáveis, fitoesteróis, vitaminas, minerais, entre outros, e adiciona um sabor que distingue os produtos de panificação.beneficios da semente de gergelim

As sementes de gergelim, cujo nome científico é Sesamum indicum são pequenos, oval e plana, e, dependendo da variedade, podem ser apresentadas em cores diferentes e é muito apreciada por seu alto teor de óleo.

As sementes de gergelim são uma grande fonte de vitaminas A e E,  complexo B, B1, B2, B3, B6 e B9, essencial para os glóbulos vermelhos, metabolismo energético, alimentos e minerais, tais como o manganês, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e selênio, que fortalece a saúde do osso. O gergelim ajuda no desenvolvimento das células vermelhas do sangue, fortalece o sistema imunológico e equilíbrio dos fluidos.

De todas as sementes, o gergelim contém a maior quantidade de esteróis vegetais e ajuda a inibir a absorção de colesterol, reduzindo o risco de desenvolver certos tipos de câncer.

As sementes de gergelim contêm mais de 1,5 gramas de proteína por colher (sopa). Uma forma de adquirir estas proteínas é através do hummus, uma fonte de proteína que contém todos os aminoácidos essenciais. Devido à sua fonte de vitamina E, as sementes de gergelim ajudam a fortalecer o coração e sistema nervoso.

As sementes de gergelim contém duas substâncias únicas, a sesamina e sesamolina, pertencente a um grupo de fibras benéficas e especiais chamados lignanos, as quais tem um efeito na redução do colesterol, na prevenção da pressão arterial elevada e protege o fígado de dano oxidativo.sementes de gergelimPor serem rica em minerais, as sementes de gergelim tem os seguintes os benefícios:

  • Graças ao cobre, ajuda a reduzir a dor e a inflamação da artrite reumatoide.
  • A presença de cobre ajuda a evitar espasmo das vias aéreas (asma), reduz a pressão arterial elevada, pode controlar as crises de enxaqueca e restaura padrões de sono normal na menopausa.
  • O cálcio das sementes de gergelim ajuda a prevenir o câncer de cólon, osteoporose, enxaqueca e TPM.
  • Com o zinco mantém a saúde dos ossos.
  • Devido ao teor de fitoesteróis das sementes de gergelim, reduzem os níveis de colesterol no sangue, aumenta a imunidade e diminui o risco de certos tipos de câncer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: