Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

ALIMENTOS SAUDÁVEIS DIETA DOENÇAS

Os Benefícios da Vitamina A Para a Saúde

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que ocorre naturalmente em muitos alimentos. É fundamental para a saúde do sistema imunológico, crescimento celular, a formação óssea, crescimento e reprodução. A vitamina A também ajuda a funcionar corretamente os órgãos vitais como coração, pulmões, rins e outros. Uma dieta rica
em vitaminas A, C, E, selênio e ômega-3 ácidos graxos ajudam a proteger nossa pele da oxidação produzida pelo sol.beneficios da vitamina a

A vitamina A pode encontrada não só nos alimentos amarelos ou laranja, mas, também nos alimentos verdes. São fontes de vitamina A os carotenoides, beta- caroteno e provitamina.

Carotenoides: São pigmentos orgânicos encontrados naturalmente em plantas e algas, fungos e algumas bactérias. Tem poder antioxidante e a capacidade de modular a secreção de citocinas pró-inflamatórias através do tecido adiposo devido suas propriedades anti-inflamatórias.

Vitamina A pré-formada (retinol) é encontrada em produtos de origem animal, como carne, peixe, aves e produtos lácteos. Estes alimentos podem ser ricos em gordura saturada, por isso não é a forma mais saudável de vitamina A.

A pró-vitamina A é encontrada em alimentos de origem vegetal, como frutas e legumes. O tipo mais comum é a provitamina A beta-caroteno.

O beta-caroteno é um carotenoide, um pigmento natural encontrada em plantas, algas, bactérias e alguns fungos, mas, não em animais. O consumo de alimentos ricos em carotenoides ou provitamina A, contribui para a redução de algumas doenças crônicas, especialmente, quando consumida através das frutas e legumes.

O beta-caroteno é um antioxidante. Os antioxidantes protegem as células contra danos causados por substâncias chamadas radicais livres que contribuem para o desenvolvimento de certas doenças crônicas e desempenham um papel no processo do envelhecimento. O consumo regular de alimentos ricos em beta-caroteno pode reduzir o risco de câncer.

A quantidade necessária de vitamina A depende de sua idade e estado reprodutivo. Recomenda-se 700 a 900 microgramas (mcg) para pessoas com idade superior a 14 anos (homens requerem mais vitamina A do que as mulheres). As mulheres que estão amamentando precisam de 1.200 mcg.

Riscos de suplementos de beta-caroteno: A alta ingestão de algumas formas de vitamina A pode ser prejudicial e causar efeitos adversos. Os suplementos de beta- caroteno não deve ser tomado por fumantes, ex-fumantes ou por pessoas que foram ou estão expostas ao amianto, pois pode aumentar o risco de câncer de pulmão.dicas vitaminas em capsulasO consumo demasiado de vitamina A pré-formada (normalmente suplementos ou certas drogas) pode causar tonturas, náuseas, dores de cabeça e pode ser até fatal. A alta ingestão de vitamina A pré-formada em mulheres grávidas também podem causar defeitos congênitos em seus bebês.

O consumo de grandes quantidades de beta-caroteno ou outras formas de pró-vitamina natural pode dar uma cor amarelo-alaranjado para a pele, mas, esta condição é inofensiva.

A melhor maneira de satisfazer suas necessidades de vitamina A é uma dieta equilibrada com frutas e legumes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: