Scroll Top

Os 10 Alimentos Termogênicos que Ajudam Emagrecer com Saúde! CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA O EBOOK QUE MUDARÁ SUA VIDA...

 

DICAS RÁPIDAS DOENÇAS Primeiros Socorros

Queimaduras: Tipos, Causas e Tratamentos

Queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns, especialmente em crianças. O termo “queimar” significa mais do que a sensação de queimação associados com esta lesão. As queimaduras são caracterizadas por danos graves na pele, em que muitas das células afetadas morre.

Dependendo da causa e grau da lesão, a maioria das pessoas podem se recuperar de queimaduras sem graves consequências para a saúde. Queimaduras mais graves necessitam de cuidados médico imediato para evitar complicações e morte.queimaduras

Existem três tipos de queimaduras: primeiro, segundo, e de terceiro grau. Cada grau baseia-se na gravidade da lesão na pele, sendo o primeiro leve e o terceiro mais grave. Os danos incluem:

  • Queimaduras de Primeiro Grau: pele vermelha, não empolada.
  • Queimaduras de Segundo Grau: bolhas e algum espessamento da pele.
  • Queimaduras de Terceiro Grau: espessura generalizada com uma aparência branca, semelhante ao couro.
  • Queimadura de Quarto Grau: Neste tipo, o dano das queimaduras de terceiro grau se estende para além da pele em tendões e ossos.

As queimaduras tem uma variedade de causas, incluindo: escalda de quentes, líquidos ferventes, queimaduras químicas, queimaduras elétricas e incêndios, incluindo chamas de fósforos, velas, isqueiros e exposição excessiva ao sol.

Escaldante, por exemplo, pode causar os três tipos de queimaduras, dependendo da forma como o líquido está quente e quanto tempo fica em contato com a pele. As Queimaduras químicas e elétricas indicam uma atenção médica imediata, pois pode afetar o interior do corpo, mesmo que os danos da pele sejam menor.

Queimaduras de Primeiro Grau:  Causa o mínimo de danos à pele. Também são chamadas de queimaduras superficiais, porque afetam a camada mais externa da pele. Os sinais de uma queimadura de primeiro grau incluem vermelhidão, inflamação (inchaço), dor e descamação da pele (quando ocorre a cura das queimaduras).

Queimaduras de primeiro grau geralmente curam dentro de três a seis dias. Ainda assim, você deve consultar o seu médico se a queimadura afeta uma grande área da pele (mais de três polegadas) e se for em seu rosto ou várias partes do corpo.

Queimaduras de primeiro grau são tratadas principalmente em casa e a cura pode ser mais rápida se você tratar logo. Para tratar este tipo, você pode lavar a ferida em água fria por cinco minutos ou mais. De maneira geral, as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas clinicamente com a utilização de pomadas específicas, de ação calmante.

Não use gelo, pois isso pode fazer o dano ficar pior. Nunca aplique algodão numa queimadura, porque podem aumentar o risco de infecção. Além disso, evitar remédios caseiros como manteiga e ovos como pois não se provou nenhuma eficácia.como tratar queimadurasQueimaduras de Segundo Grau: São mais graves porque o dano se estende para além da camada superficial da pele. Este tipo de dano faz com que a pele fique extremamente vermelha e dolorida, forma-se algumas bolhas com líquido, dando à queimadura uma aparência molhada.

Devido à natureza delicada destas feridas, são necessários curativos frequentes para prevenir a infecção e também ajuda cicatrizar as queimaduras mais rápido, dentro de duas a três semanas.

O pior são as bolhas, pois a queimadura vai demorar para cicatrizar. Em alguns casos graves, o enxerto de pele é necessário para reparar um dano posterior. O enxerto retira pele saudável de outro local do corpo e coloca na área da pele afetada.

Tal como acontece com queimaduras de primeiro grau, evitar envolvimentos com bola de algodão e remédios caseiros questionáveis. Geralmente você pode tratar uma leve queimadura de segundo grau lavando a pele em água fria por 15 minutos ou mais, tomar medicação para dor e aplicar creme antibiótico para bolhas.

No entanto, procurar tratamento médico de emergência se as queimaduras afetam uma área ampla do rosto, mãos, nádegas, virilha e pés.

Queimaduras de Terceiro Grausão as piores queimaduras. Elas causam maior dano, estendendo-se através de cada camada da pele. O dano pode até atingir a corrente sanguínea, principais órgãos e ossos, o que pode conduzir à morte.

Há um equívoco que, queimadura de terceiro grau seja mais dolorosa. Com este tipo de queimadura, o dano é tão extenso que não há como sentir dor, porque os nervos estão danificados. Dependendo da causa, queimaduras de terceiro grau faz com que a pele fique cerosa e carbonizada.o que e queimadurasQueimaduras de terceiro grau carregam o maior risco de complicações, como infecções, perda de sangue e choque. Ainda assim, isso não significa que pequenas queimaduras de primeiro e segundo grau não podem causar complicações.

Todas as queimaduras carregam o risco de infecções, porque as bactérias podem entrar na pele queimada ou nos casos mais graves pode ocorrer uma infecção na corrente sanguínea. Isto pode levar ao choque ou mesmo à morte.

O tétano é outra possível complicação com queimaduras de todos os níveis, pois é uma infecção bacteriana. Ele afeta o sistema nervoso , o que leva a problemas com as contrações musculares. Como regra geral, cada membro de sua família deve tomar a vacina antitetânica a cada dez anos para evitar este tipo de infecção.

Queimaduras graves também carregam o risco de hipotermia e hipovolemia. Hipotermia é caracterizada por temperaturas corporais perigosamente baixas. Embora isso possa parecer uma complicação inesperada de uma queimadura, a condição é realmente motivada por perda excessiva de calor do corpo numa lesão. Hipovolemia ou baixo volume sanguíneo, ocorre quando o corpo perde muito sangue numa queimadura.
queimaduras-1Prevenção: A melhor maneira é evitar que isso aconteça. Certos trabalhos corre um maior risco de queimaduras, mas o fato é que a maioria delas acontecem em casa. Bebês e crianças pequenas são as mais vulneráveis às queimaduras.

Aqui estão algumas dicas de medidas preventivas que você pode tomar:

  • Mantenha as crianças fora da cozinha enquanto prepara as refeições.
  • Vire os os cabos dos utensílios domésticos para a parte traseira do fogão.
  • Manter fora do alcance produtos químicos, fósforos e isqueiros.
  • Instale tampas protetoras nas tomadas elétricas.
  • Verifique e elimine os cabos elétricos com fios expostos.

Os Cuidados Com Queimaduras: Quando tratada corretamente e rapidamente, as perspectivas para queimaduras de primeiro e segundo grau são boas, são também menos propensa à formação de cicatrizes. A chave é minimizar danos maiores e infecção.

Danos graves de  queimaduras de segundo e de terceiro grau podem levar a problemas profundos nos tecidos da pele, ossos e órgãos. Os pacientes podem necessitar de cirurgia, fisioterapia, reabilitação e cuidados assistido ao longo da vida. Embora seja importante obter tratamento físico adequado para estes pacientes, é fundamental a ajuda psicológica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Gostou do artigo?

Se inscreva e receba as novidades em primeira mão.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: